Da próxima vez que comeres um pedaço de chocolate, podes não ter de te sentir tão culpado por isso. Apesar de sua má reputação por causar ganho de peso, uma série de benefícios para a saúde pode ser associada a este delicioso tratamento.
O Chocolate é feito a partir de sementes de cacau teobroma tropical. Seu uso mais antigo remonta à civilização olmeca na Mesoamérica.

Após a descoberta Europeia das Américas, o chocolate tornou-se muito popular em todo o mundo, e sua demanda explodiu.

Desde então, o Chocolate tornou-se um produto alimentar popular que milhões de pessoas desfrutam todos os dias, graças ao seu sabor único, rico e doce.

Mas que efeito tem a ingestão de chocolate na nossa saúde?

Benefícios

O Chocolate recebe muita imprensa ruim por causa de seu alto teor de gordura e açúcar. Seu consumo tem sido associado com acne, obesidade, pressão arterial alta, doença arterial coronária, e diabetes.

No entanto, de acordo com uma revisão dos efeitos do chocolate na saúde publicada no jornal holandês de medicina, não são todas más notícias.

Os autores apontam para a descoberta de que o cacau, o principal ingrediente do chocolate, contém compostos fenólicos biologicamente ativos.

Isso mudou a visão das pessoas sobre o chocolate, e tem estimulado a pesquisa sobre como ele pode afetar o envelhecimento, e condições como estresse oxidativo, regulação da pressão arterial, e aterosclerose.

O potencial antioxidante do Chocolate pode ter uma gama de benefícios para a saúde. Quanto maior o teor de cacau, como no chocolate escuro, mais benefícios há. Chocolate escuro também pode conter menos gordura e açúcar, mas é importante verificar o rótulo.

Comer chocolate pode ter os seguintes benefícios:

  • redução dos níveis de colesterol
  • prevenir o declínio cognitivo
  • redução do risco de problemas cardiovasculares

É importante notar que os possíveis benefícios para a saúde mencionados abaixo vieram de estudos individuais. É necessária mais investigação para confirmar que comer chocolate pode realmente melhorar a saúde das pessoas.

Além disso, as barras de chocolate não contêm apenas cacau. Os benefícios e riscos de quaisquer outros ingredientes, como o açúcar e a gordura, devem ser considerados.

Riscos e precauções

O Chocolate pode ter benefícios para a saúde, mas também pode ter alguns efeitos negativos.

Aumento de peso: alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate Está ligado ao índice de massa corporal mais baixo (IMC) e à gordura corporal central. No entanto, o chocolate pode ter uma alta contagem de calorias devido ao seu teor de açúcar e gordura. Qualquer um que está tentando emagrecer ou manter o seu peso deve limitar o seu consumo de chocolate e verificar o rótulo do seu produto favorito.

Teor de açúcar: o elevado teor de açúcar da maioria do chocolate também pode ser uma causa de cárie dentária.

Risco de enxaqueca: algumas pessoas podem experimentar um aumento de enxaquecas ao comer chocolate regularmente devido ao teor de tiramina, histamina e fenilalanina do cacau. No entanto, a investigação é mista.

Saúde óssea: existem algumas evidências de que o chocolate pode causar estrutura óssea deficiente e osteoporose. Os resultados de um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriram que as mulheres mais velhas que consumiam chocolate todos os dias tinham menor densidade óssea e força.

Metais pesados: alguns pós de cacau, barras de chocolate e nibs de cacau podem conter altos níveis de cádmio e chumbo, que são tóxicos para os rins, ossos e outros tecidos corporais.

Em 2017, O Consumer Lab testou 43 produtos de chocolate e descobriu que quase todos os pós de cacau continham mais de 0,3 mcg de cádmio por porção, a quantidade máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ao todo, comer chocolate pode ter benefícios para a saúde e riscos. Como sempre, a moderação é fundamental.

Fonte: https://amochocolate.net/chocolate-mais-saudavel/