Cabify: saiba como funciona o principal concorrente do Uber no Brasil

Cabify

O Cabify é uma empresa espanhola que oferece o serviço de transporte particular através de um aplicativo, assim como a americana Uber.

Nasceu na Espanha em 2011 e hoje já está presente em 12 países, com forte atuação na América Latina, onde é o maior concorrente do Uber. No Brasil, a empresa chegou em junho de 2016, primeiramente em São Paulo, mas hoje seus serviços abrangem outras sete cidades brasileiras.

Entenda a seguir como esse serviço funciona e quais diferenciais ele oferece. Confira.

O que é o Cabify e como ele funciona

O Cabify é uma empresa que assim como o Uber, oferece o serviço de transporte privado por meio de um aplicativo no celular, conectando motoristas parceiros e passageiros.

Seu funcionamento é bem similar ao do Uber. Uma vez que o usuário define o seu local de partida e destino e solicita um carro, o Cabify aciona os motoristas parceiros disponíveis que estão próximos ao local e aguarda a confirmação de algum deles para a solicitação.

Você acompanha tudo pelo aplicativo em tempo real enquanto espera o seu carro e também durante a viagem. Ao final da corrida, motorista e passageiro fazem uma avaliação mútua da experiência.

O pagamento só pode ser feito por meio do aplicativo, seja através do cadastramento dos dados de um cartão de crédito ou de uma conta paypal e você já vê o valor que será debitado antes mesmo de solicitar o carro, para que não haja surpresas desagradáveis referentes ao custo da viagem.

Para usar o Cabify como passageiro, basta ter um smartphone, baixar o aplicativo e realizar um cadastro com seus dados pessoais e forma de pagamento. Já para se tornar um motorista parceiro é necessário passar por um processo criterioso de seleção, já que existem algumas exigências e requisitos a serem atendidos. Você pode ter mais informações ou realizar a sua candidatura aqui.

Tipos de serviços que o Cabify oferece

Por ser um serviço relativamente novo no Brasil, o Cabify ainda não possui muitas categorias de serviços nas cidades brasileiras. Atualmente, existem apenas 3 opções:

  • Lite: é a versão mais popular do Cabify e é o serviço equivalente ao UberX. São veículos com 4 portas, modelo e ano 2012 ou superior;
  • Lite Corp: similar ao Lite, mas voltado para uso empresarial;
  • Cab: é um serviço de táxi premium do Cabify.

Como solicitar um Cabify

Após baixar o aplicativo e realizar o seu cadastro, é bem simples chamar um carro no Cabify. Confira o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo e certifique-se de que o GPS do seu celular está ativo;
  2. Digite seu endereço de partida e destino. O Cabify identifica automaticamente a sua localização, mas você pode alterá-la se houver divergência;
  3. Após a inserção destas informações, o aplicativo traçará uma rota e mostrará as opções disponíveis com seus respectivos valores e tempo de espera;
  4. Selecione a opção desejada, clique em “Peça seu Cabify” e aguarde seu motorista. O pagamento será debitado automaticamente do seu cartão cadastrado;
  5. Ao final da corrida, você e o motorista devem se avaliar mutuamente.

Diferenciais do Cabify

Em um olhar mais superficial, o Cabify pode parecer um serviço igual ao da Uber e outros concorrentes, no entanto, apesar da similaridade no funcionamento, existem alguns diferenciais.

A principal diferença, e que é uma vantagem sobre o Uber, é a forma como o Cabify calcula a corrida. O valor é determinado ponto a ponto, ou seja, a tarifa é calculada independentemente do trânsito, horário ou caminho alternativo que o motorista faça (com o seu consentimento, claro).

Além disso, não existe a tarifa dinâmica usada pelo Uber, que regula seus preços seguindo um padrão de oferta e procura. Caso a procura esteja muito alta, adiciona-se um multiplicador ao valor a ser pago e o passageiro corre o risco de ter que desembolsar um valor muito acima do preço regular da corrida.

Em outras palavras, com o Cabify o passageiro fica sabendo o valor total da corrida no momento que solicita o veículo, sem surpresas ao final da viagem.

Outro diferencial é que o Cabify tem um processo de seleção para motoristas parceiros mais exigente do que o Uber e outros concorrentes, que envolve um treinamento presencial, exames médicos e uma vistoria presencial no automóvel. Isso garante uma qualidade superior no atendimento e também mais segurança para o passageiro.

Para quem faz uso desse tipo de serviço, vale a pena experimentar o Cabify, pois tudo indica que ele veio para ficar. Nas palavras de Ricardo Weder, presidente da empresa na América Latina, em entrevista ao site Valor Econômico:

“O Brasil pode se tornar nossa maior operação no mundo.”

E eles estão se empenhando para cativar e fidelizar os usuários brasileiros. Frequentemente, a empresa tem divulgado promoções em sua página do facebook. O aplicativo do Cabify é gratuito e está disponível para download na Apple Store ou Google Play.

Você já tinha ouvido falar sobre o Cabify? Já fez uma corrida com a empresa? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply