Alguns cães precisam de um corte de unhas a cada mês ou assim; outros podem ir por vários meses sem pouca ou nenhuma limpeza, geralmente porque eles fazem um monte de caminhar e correr em superfícies duras.

Sem aparar, os pregos podem rapidamente tornar-se encravados ou o tempo suficiente para tornar a caminhada desconfortável. Unhas Compridas agarram-se facilmente no tapete, nos estofos e até nas roupas. As falhas podem levar a uma lágrima, uma lesão que pode ser sangrenta, bem como dolorosa.

Uma das principais razões pelos quais os cães não têm pregos regulares é porque os proprietários têm medo de fazer o trabalho. Têm medo de cortar o” rápido ” ou a cama das unhas. Esta área sensível, rosa na base de cada unha está cheia de nervos e vasos sanguíneos e vai sangrar profusamente se cortado. Mas se souberes como fazê-lo, podes cuidar das unhas do teu cão.

Como cortar as unhas do seu cão

Aponte para as unhas do seu cão para estar perto de tocar o chão, ou apenas um pouco mais alto.

  1. Usa sempre um corta-unhas desenhado para cães. Os corta-unhas humanos não funcionam bem, porque as unhas dos cães não são lisas como as nossas.

dois. Organize-se e ao seu cão confortavelmente. Alguns cães sentam-se no teu colo para aparar as unhas. Mas você também pode sentar-se no chão ao lado do seu filhote durante o procedimento.

  1. Tranquiliza o teu cão. Mesmo que ele não pareça nervoso, falar com ele com uma voz suave e calma vai ajudar a tornar a limpeza de unhas mais agradável para ambos.
  2. Segura cada pata enquanto trabalhas e abre os dedos dos pés. Tenha cuidado para ficar longe do rápido, que é mais fácil de cortar unha de cachorro do que você pensa. O rápido é a extremidade do vaso sanguíneo do dedo do pé, por isso se cortares o rápido, o dedo sangra.
  3. Caim dewclaws. Se o seu cão tem garras de orvalho, que são restos do quinto dedo do pé, você vai precisar cortá-los também. Procurem-nos no interior de cada pé. Nem todos os cães têm; em muitas raças, é comum para dewclaws a ser removido logo após o nascimento. Estes podem ser rasgados facilmente no campo e são dolorosos.
  4. Acaba com uma recompensa. Dá ao teu cão a sua guloseima favorita e muitos elogios quando acabares, para que ele aprenda que a limpeza de unhas tem os seus benefícios. Assim, estará mais apto a cooperar da próxima vez.

Como tratar uma unha do pé ferida

Se você caiu no prego rápido, você vai saber: seu cão provavelmente vai gritar de dor. Aplique pressão ou corte um pouco de pó estíptico ungueal, que actua como coagulante, para parar a hemorragia. (Os homens costumam manter pó estíptico nos seus kits de barbear. Uma grande marca é chamada Kwik-Stop, e lojas de animais e escritórios veterinários muitas vezes armazená-lo.) Se você não tem pó estíptico, às vezes colocar o dedo do pé na farinha vai ajudar.

Se o seu cão rasga um prego antes de ter tido a oportunidade de cortar, aplicar pressão imediatamente com um pano limpo ou mão cheia de gaze. Depois de parar a hemorragia, lave-lhe a pata com água quente e ensaboada e veja bem o ferimento. Se o prego é simplesmente rasgado, e você está confortável com cortar as unhas do seu cão, você pode ir em frente e cortar a parte danificada.

Quando ir com os profissionais

Se toda a unha estiver pendurada numa lágrima, leve o seu cão ao veterinário para ver se deve ser removido. Antes do procedimento, o veterinário vai anestesiar a área, porque remover um prego pode ser muito doloroso.

Com ou sem lágrimas, se não te sentes à vontade para cortares as unhas do teu cão, leva-o a um profissional.