No hinduísmo, Namaste é uma saudação falada comum originária do subcontinente indiano. É uma saudação habitual quando os indivíduos se encontram, e uma homenagem na sua despedida.

Uma forma de saudação sem contato é tradicionalmente preferida na Índia e no Nepal; Namaste é a forma mais comum de tal saudação. Quando falado com outra pessoa, é comumente acompanhado por um leve arco feito com as mãos pressionadas, Palmas tocando e dedos apontados para cima, na frente do peito. Este gesto, chamado Anjali Mudra ou Pranamasana, também pode ser realizado sem palavras e tem o mesmo significado. .

O Namaste de etimologia é derivado do sânscrito e é uma combinação de duas palavras, ” Nama?”e ” te”. Nama? significa “arco”, “obeisance”, “saudação reverencial” ou “adoração” e te significa “para ti” (caso dativo de “tu”).

Portanto, Namaste significa literalmente “saudações para ti”. ‘Namaskar’ é derivado do sânscrito e é uma combinação das duas palavras, ” Nama?”e ” kaar”. Como mencionado acima, “Nama?”é uma saudação. “Kaar” significa “forma” ou “forma” e refere-se ao fenómeno que a outra entidade (pessoa) apresenta.

Assim, a antiga saudação significa, essencialmente, “eu saúdo a [sua] forma”, o que implica um entendimento de que todos os seres neste existência são parte da superfície da fenomenologia de Maya, e que além da superfície, por assim dizer, todos os seres fazem parte de Brahman, ou a derradeira essência que subjaz, e é, de todos.

Na mesma luz, ‘Namah’ origina – se de um altruísmo benevolente ou admissão (“saudação”) de unidade em uma essência, e, portanto, ‘Namaste’ também pode ser interpretado (grosso modo) como uma forma de dizer “Não-eu para você” (uma expressão benevolente de respeito e impessoalidade).

Outra variação ” não para mim,.. mas para ti “dá o sentido de fazer ’em serviço’ ou’ em honra ‘ da pessoa com quem se fala, removendo qualquer agenda pessoal do orador.

Na Índia e no Nepal, Namaste é uma saudação amigável em comunicação escrita, ou geralmente entre as pessoas quando se encontram.

Quando usado em funerais para cumprimentar os convidados, a parte verbal é geralmente omitida. Quando a posição da mão é maior, geralmente significa reverência para a adoração.

Assim, a expressão com as mãos colocadas em cima da cabeça é geralmente o sinal de maior reverência ou respeito.

Significados e interpretação pressionando mãos junto com um sorriso para saudar Namaste – uma prática cultural comum na Índia como é mais comumente usado, namaste é aproximadamente equivalente a “saudações” ou “bom dia”, em inglês, implicitamente com a conotação “estar bem”.

Ao contrário de apertar as mãos, beijar ou abraçar uns aos outros em outras culturas, Namaste é uma forma não-contato de saudação respeitosa e pode ser usado universalmente ao conhecer uma pessoa de sexo diferente, idade ou status social.

Fonte: https://definicao.net/namaste/