A pedra da lua cativou os corações dos amantes de jóias durante séculos. A aparência aparentemente Branda da pedra é feita espetacular com a presença de luz e movimento. O brilho brilhante e a cor suave estão se atraindo. Aprenda sobre fatos comuns e não tão comuns Sobre Pedra-da-lua e descubra a história única e o significado da pedra. Isto é útil se você já possui jóias com pedra da lua ou estão planejando comprá-lo.

Moonstone é um mineral do grupo feldspato ortoclásico e é composto de silicato de alumínio e potássio. Distingue-se de outras pedras similares pela presença de adularescência. Embora a pedra tenha qualidades ópticas semelhantes a algumas pedras labradoritas, a labradorite é uma plagioclase feldspato, enquanto a Pedra-Da-Lua é ortoclase feldspato. Plagioclase feldspar é composto de cálcio e sódio e ortoclase feldspar é composto de potássio.

A adularescência é o fenômeno óptico que causa o brilho extraordinário na superfície da Pedra-da-lua. A luz move-se através da pedra, tal como o luar deslizaria através de um grande corpo de água calma e as curiosidades sobre a pedra da lua. Isso acontece quando a luz reflete fora das finas camadas de diferentes minerais feldspares dentro de moonstone. As camadas agem como um difusor, amaciando a luz e permitindo-lhe saltar em torno da pedra.

Mesmo que a pedra lunar esteja entre 6 e 6,5 na escala de dureza Mohs, ela pode ser propensa a quebrar devido à clivagem dentro da pedra. Clivagem é a tendência de uma pedra quebrar ao longo de seus planos ou camadas.

Jóias Moonstone geralmente assume a forma de brincos e colares, uma vez que eles são menos propensos a receber golpes duros do que anéis e tudo sobre o cristal sodalita. Desde que moonstone está se tornando mais popular, alguns designers estão criando anéis de noivado moonstone.

Se você optar por um anel de noivado de Selenite ou anel que você vai usar muitas vezes, certifique-se de que a pedra é suficientemente protegida. Você vai querer a pedra colocada no fundo do cenário com uma auréola de diamante (ou outra jóia) protegendo a borda externa. Embora isto ajude a proteger contra danos no lado da Pedra, não irá proteger o topo. Moonstone requer cuidados especiais na limpeza.

Culturas antigas cobiçavam pedra-da-lua e criavam origens para a pedra tão espectaculares como a própria pedra. Muitos acreditavam que a pedra foi criada a partir de raios da lua. Outros fortemente associaram os poderes da pedra com a lua. A pedra foi especialmente valorizada durante a lua cheia. Pensa-se que Moonstone traz ao seu portador boa sorte e sentimentos de amor e afecto.

Moonstone encontrou seu caminho em jóias ao longo da história, mas só no início de 1900 que a pedra se tornou um ponto focal icônico e importante. Nos anos anteriores à era Art Nouveau, moonstone era muitas vezes usado como uma pequena pedra de sotaque. Alguns homens nas peças da lua existiam, mas estas eram raras e menos comuns.

Artesãos como René Lalique trouxeram uma mudança poderosa com o movimento Art Nouveau e Artes e Ofícios. Pedras místicas naturais com propriedades únicas eram favorecidas sobre pedras brilhantes tradicionais. O período Art Nouveau foi de curta duração e o movimento Art Deco foi logo seguido com uma forte ênfase em diamantes e pedras preciosas. Só nos anos 60 é que a moonstone voltou à moda.

Opalite é um vidro feito pelo homem que é feito para parecer opal e moonstone. Esta é uma pedra simulada que não é uma pedra preciosa natural. Alguns vendedores tentarão enganar com nomes chiques como Pedra-Da-Lua Opalita, quartzo-do-mar ou Quartzo Opalito. A pedra é conhecida como cristal de Opalite e nem sequer é um cristal. O que é ainda mais confuso é que a opalite é cortada de forma muito semelhante à Pedra-da-lua. Você vai encontrá-lo em formas cabochon, bem como esculpido em figuras como luas.