Uber aceita dinheiro? Saiba como pagar o Uber com dinheiro

Uber aceita dinheiro

Quem é usuário do Uber desde que o serviço começou a ser oferecido no Brasil, sabe que ele está sempre em mudanças. A empresa está sempre realizando alguma atualização ou lançando um novo serviço.

E de todas as mudanças implantadas pela empresa, a mais controversa certamente foi a aceitação de dinheiro como forma de pagamento das viagens.

Mudança que ocorreu gradativamente em diferentes cidades brasileiras desde julho de 2016, a aceitação de dinheiro trouxe algumas vantagens e desvantagens para passageiros e motoristas, além de alterações na forma de interagir com o aplicativo.

Leia este post e saiba como pagar o Uber com dinheiro e as vantagens e desvantagens que essa mudança trouxe para o serviço.

Por que o Uber passou a aceitar dinheiro?

Quando surgiu no Brasil, a única forma de pagamento aceita pelo Uber era o cartão de crédito. O cliente cadastrava os dados do cartão no aplicativo e o valor final da corrida era debitado automaticamente.

No entanto, depois de perceber que, no Nordeste do Brasil, mais da metade dos usuários desistiam de usar o aplicativo na hora de inserir dados do cartão de crédito, a empresa decidiu investir no pagamento em dinheiro.

A nova modalidade de pagamento teve início em julho de 2016 em Salvador, Recife e Fortaleza. Em seguida, o processo chegou a Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Campinas, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Como pagar o Uber com dinheiro

Pagar o Uber com dinheiro é muito simples, mas antes você precisa saber se essa opção de pagamento está ativa no seu smartphone. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo e clique no menu localizado no canto superior esquerdo;
  2. Entre em “Pagamento”;
  3. Se a opção estiver disponível, aparecerá “Dinheiro” logo abaixo da opção “Cartão de Crédito” e você poderá usar dinheiro para pagar a sua corrida.

No entanto, para pagar a viagem em dinheiro é necessário selecionar essa forma de pagamento no momento de solicitar o seu carro. Siga estes passos:

  1. Abra o aplicativo, informe sua partida e destino e veja as opções de Uber disponíveis;
  2. Selecione uma opção de serviço e antes de confirmar a solicitação, clique sobre os quatro últimos números do cartão de crédito, no canto inferior esquerdo;
  3. Clique em “Dinheiro” para alterar o método de pagamento para dinheiro;
  4. Depois é só solicitar o carro normalmente e ao final da corrida o motorista lhe informará o valor a ser pago.

É importante ressaltar que o pagamento só pode ser feito em espécie e não em débito, cheque ou afins.

Vantagens e desvantagens dessa modalidade de pagamento

Bem, no início deste artigo citamos que a aceitação de dinheiro como pagamento foi uma das mudanças mais controversas implantadas pelo Uber.

Isso porque muitos motoristas alegam que o fato de andar com dinheiro no carro diminui a segurança já que aumenta o risco de assaltos. Também há uma chance maior de problemas como, por exemplo, o passageiro não ter dinheiro para pagar ao final da corrida, o que não ocorria quando o pagamento era feito apenas pelo aplicativo.

Por outro lado, é inegável que o pagamento em dinheiro aumentou a demanda de viagens, já que pessoas que não possuem cartão de crédito passaram a utilizar os serviços Uber. Outra vantagem para o motorista é que o dinheiro facilita o fluxo de caixa, ou seja, ele não precisa esperar para receber o valor do Uber.

Para os passageiros, pagar o Uber com dinheiro é uma vantagem, afinal, é mais uma alternativa de pagamento para quem não tem ou não quer usar o cartão de crédito. O único ponto negativo recai também sobre a segurança, com o risco de sofrer um assalto quando estiver dentro de um Uber, mas convenhamos que o risco de assalto é uma constante em grandes cidades, independente da situação.

Você usa dinheiro para pagar os serviços do Uber? Ou prefere utilizar cartão de crédito? Deixe sua opinião nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply