Como funciona o Uber: saiba tudo sobre este aplicativo

Uber como funciona

O Uber é uma empresa de transporte particular americana que atua em 580 cidades no mundo inteiro. No Brasil, atua desde meados de 2014 e sua chegada causou muita polêmica com os taxistas que diziam que o serviço era ilegal e a concorrência desleal.

Mas polêmicas à parte, a verdade é que, assim como em outros países, o serviço se consolidou o no Brasil e hoje o Uber representa uma excelente alternativa de transporte urbano particular por sua qualidade, praticidade e preços reduzidos.

Quer saber como este aplicativo funciona? Descubra no post a seguir.

O que é o Uber e como ele funciona

O Uber é um aplicativo para celular que conecta motoristas e passageiros, oferecendo um serviço similar ao do táxi, mas com a flexibilidade e agilidade de se realizar toda a transação online.

Seu funcionamento consiste em selecionar motoristas parceiros que tenham um carro e que atendam a uma série de exigências da empresa e cadastrá-los em sua plataforma. Por outro lado, passageiros que tem interesse em utilizar o Uber, também se cadastram no aplicativo. Então, quando um passageiro solicita o serviço, o Uber sinaliza o motorista mais próximo dele, utilizando dados de geolocalização. Assim, basta o motorista aceitar a viagem e ir de encontro ao solicitante.

E tudo online e em tempo real, ou seja, o passageiro consegue visualizar toda a movimentação do motorista indo ao seu encontro e é informado sobre o status da viagem a cada minuto.

O aplicativo já te dá uma estimativa do valor da corrida no momento da solicitação e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito através do cadastramento dos dados do cartão no aplicativo, ou em dinheiro, diretamente ao motorista. Ao fim da viagem, há um sistema de avaliação na plataforma, onde passageiros e motoristas podem se avaliar, o que confere mais segurança e assegura a qualidade do serviço.

Para utilizar o Uber como passageiro, basta ter um smartphone, baixar o aplicativo e se cadastrar. Já para ser um motorista, é necessário preencher um formulário no site da empresa. Lá também estão todas as informações sobre o processo de cadastramento e as exigências para se tornar um parceiro.

Categorias do Uber

O Uber oferece diferentes categorias de serviços, que vão desde carros mais econômicos até os luxuosos. Também existem opções para pessoas que buscam mais conforto, espaço ou precisam atender necessidades especiais. Conheça a seguir algumas das categorias.

Econômica

  • UberX: é o serviço de transporte individual mais econômico do Uber. Conta com carros mais simples se comparado a outras categorias e é ideal para viagens cotidianas, apresentando um serviço mais inteligente e com preços reduzidos se comparado aos táxis tradicionais;
  • UberPOOL: é o serviço de transporte compartilhado do Uber. Com ele é possível compartilhar o seu carro com outras pessoas que estejam indo para a mesma direção, barateando os custos da viagem e tornando-a ainda mais barata do que o UberX;
  • UberSELECT: é similar ao UberX, mas possui motoristas mais experientes e carros novos. É uma opção de viagem com mais estilo, espaço e conforto a um preço acessível.

Premium

  • UberBLACK: foi a primeira opção de Uber a surgir, com carros pretos e motoristas profissionais. Indicado para quem quer viajar com estilo, seja para uma reunião profissional ou um encontro;
  • UberSUV: Opção com SUVs de luxo e motoristas profissionais. Para quem precisa de espaço e estilo;
  • UberLUX: serviço com Sedans de luxo e motoristas profissionais. Ideal para ocasiões especiais.

Acessibilidade e mais espaço

  • UberXBAG: UberX com porta-malas maior;
  • UberBAG: UberBLACK com porta-malas maior;
  • UberBIKE: carros com suporte para bicicletas;

Nesta categoria também existem carros voltados para acessibilidade, como transporte de cadeirantes, por exemplo, e também para necessidades específicas, por exemplo, carros com cadeirinha para crianças ou voltados para o transporte de pets.

Vale salientar que nem todas as cidades possuem todas as categorias de Uber. Ao abrir o aplicativo e indicar a sua localização e destino, o Uber lhe mostrará as opções disponíveis para a sua região e respectivos valores.

Como solicitar um Uber

Para solicitar o serviço, você deve ter um smartphone e instalar o aplicativo Uber. No seu primeiro acesso, você deve preencher um cadastro com alguns dados pessoais e, se quiser, cadastrar os dados de um cartão de crédito, para que suas corridas possam ser debitadas automaticamente.

Com o cadastro feito você já está pronto para realizar sua primeira viagem com o aplicativo. Confira o passo a passo para chamar um Uber:

  1. Abra o aplicativo e certifique-se de o GPS do seu celular está ativo;
  2. Entre em “Para onde?” e digite o endereço de partida e destino. O próprio aplicativo identifica a sua localização, mas caso haja divergência, basta alterar esse campo;
  3. Ao fornecer essas informações, o aplicativo automaticamente traçará a rota e indicará as opções de serviços disponíveis para você. Basta selecionar uma das alternativas e ele lhe informará o tempo de espera e valor estimado da corrida;
  4. Selecione a opção de serviço que você desejar, escolha a forma de pagamento (cartão de crédito ou dinheiro) e confirme a solicitação;
  5. O Uber procurará o motorista mais próximo a você e quando ele aceitar a corrida, você receberá o seu nome e foto, além do modelo e placa do carro. Você poderá acompanhar a movimentação do motorista e o tempo de espera em tempo real pelo celular e também toda a rota feita durante a sua viagem;
  6. Ao fim da viagem, você e o motorista devem se avaliar pelo aplicativo e um recibo referente à corrida é enviado para o seu e-mail.

Vantagens de ser um cliente Uber

Agora que você já sabe como funciona o Uber, veja quais são as vantagens de utilizar esse serviço:

  • Mais praticidade na solicitação de um serviço de transporte, já que tudo é feito online e em tempo real;
  • Funcionalidades que simplificam a sua vida. Por exemplo, você pode deixar endereços salvos, enviar o status da corrida para outras pessoas, compartilhar e ganhar descontos, agendar viagens, entre outros;
  • Diversidade de serviços;
  • Preço atrativo;
  • Estimativa de preços, o que evita surpresas desagradáveis com o valor da corrida;
  • Qualidade superior;
  • Atendimento diferenciado. Na maioria dos carros os motoristas oferecem água, bala, perguntam sobre o ar condicionado e estilo musical de sua preferência;
  • Não há troca de dados de contato entre você e o motorista. Mesmo que vocês necessitem trocar mensagens ou se falar por telefone durante o processo, tudo é feito dentro do aplicativo;
  • Mais segurança, já que os motoristas são criteriosamente selecionados pelo Uber e são avaliados a cada corrida.

O Uber é um serviço prático, seguro e que traz soluções para todas as necessidades e bolsos. Se você ainda não é um usuário, experimente. O aplicativo é gratuito e está disponível para download na Apple Store ou Google Play.

Você já viajou com o Uber? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply