Como funciona o UberPOOL? Saiba tudo sobre este serviço!

Uberpool

Se você é usuário do serviço de transporte particular Uber, sabe que eles estão sempre lançando novas modalidades de transporte diferenciados, como o UberBLACK, UberSELECT, e o famoso UberPOOL.

Excelente alternativa para quem busca mais economia nas viagens, o UberPOOL é o serviço mais barato do Uber, pois permite ao usuário compartilhar seu carro com desconhecidos, a fim de reduzir o valor da corrida, que pode chegar a ser 40% mais barato que no UberX.

Modalidade que chegou ao Brasil há aproximadamente um ano, primeiramente na cidade de São Paulo, O UberPOOL é sucesso no exterior, sendo que na cidade de São Francisco, Califórnia, ele já corresponde a metade das corridas feitas pelo aplicativo, segundo dados da empresa.

Quer saber como este serviço funciona e muito mais? Veja a seguir.

O que é o UberPOOL

O UberPOOL é uma modalidade de serviço do Uber em que é possível compartilhar o seu carro com desconhecidos que estejam no seu trajeto a fim de baratear o valor da viagem. Por isso, é a forma mais econômica de transporte desse aplicativo.

Nele, você define o seu trajeto e o Uber se encarrega de encontrar outras pessoas que estão indo para a mesma região. Assim, até 3 pessoas além de você compartilham a corrida e dividem o valor, que ao final, sairá mais barato para todos e abaixo do valor que seria cobrado no UberX, por exemplo.

Como esse serviço funciona

Se por um lado a proposta do serviço parece ótima, por outro ela levanta muitas dúvidas sobre o seu funcionamento, mas é mais simples do que parece.

Quando você pede um UberPOLL, o aplicativo já lhe fornece um valor do serviço baseado na sua rota, e que, se você comparar, é inferior às outras modalidades de transporte do aplicativo. Esse valor é fixo e é exatamente o que você irá pagar, ou seja, ele não sofrerá nenhum tipo de acréscimo ou desconto.

Além do motorista, mais quatro pessoas podem estar dentro do carro, no entanto, você só pode solicitar o UberPOOL com mais uma pessoa ao seu lado, caso contrário, não poderá usufruir do serviço e terá que pedir um UberX.

A rota é calculada pelo aplicativo e de acordo com o número de pessoas que estão solicitando o serviço em uma rota similar, por isso, a viagem pode demorar mais, afinal não será direta para o seu destino. E não necessariamente o primeiro a entrar no carro será a primeiro a sair, tudo dependerá da rota das outras pessoas que estão compartilhando o carro.

Nesta modalidade é permitido levar uma mala, mas é necessário bom senso. Lembre-se que os outros passageiros que dividirão a corrida com você tem que caber no carro de forma confortável. Outro detalhe é que você não pode mudar a rota, como por exemplo, pedir para o motorista passar em algum outro lugar no meio do trajeto.

Outra particularidade é que o motorista só aguarda o tempo de dois minutos para uma pessoa entrar no carro, em respeito aos outros passageiros. Caso o passageiro em questão não apareça neste tempo, a corrida é cancelada e ele terá que pagar uma taxa de R$4,00 ao Uber. O mesmo acontece em casos de cancelamento de corrida.

Como pedir um UberPOOL

É bem simples pedir um UberPOOL. Veja o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo do Uber;
  2. Adicione o seu local de partida e destino;
  3. O aplicativo mostrará as opções de serviços disponíveis – inclusive o UberPOOL se este estiver disponível na sua cidade – com os respectivos valores;
  4. Selecione a opção UberPOOL;
  5. Em seguida, selecione o número de assentos que você precisa (lembrando que nessa modalidade são permitidos no máximo dois lugares no carro) e a forma de pagamento;
  6. Depois é só confirmar a viagem e esperar o seu carro chegar.

Como você pode ver, o processo é bem simples e similar à solicitação dos outros serviços Uber. É importante salientar que o valor informado no início do processo é fixo e não muda independente do número de passageiros que o motorista pegue durante o trajeto. Além disso, após a corrida você pode avaliar o seu motorista como de costume.

Vantagens e desvantagens do UberPOOL

Como todo serviço, o UberPOOL tem suas vantagens e desvantagens.

Para os passageiros, as tarifas menores são sem dúvidas o principal atrativo da modalidade, que apresenta preços até 40% menores do que no UberX. Além disso, proporciona ao passageiro conhecer e interagir – se tiver vontade, claro – com novas pessoas.

Para a cidade, o UberPOOL também traz benefícios, afinal une em um mesmo carro diversas pessoas que estão indo para o mesmo lugar, o que diminui o número de carros nas ruas e, consequentemente, o trânsito e congestionamento.

Para os motoristas, o sistema de compartilhamento também traz vantagens, pois diminui o tempo ocioso do condutor, já que ele pode aceitar várias corridas simultâneas, o que o permite trabalhar por mais tempo.

Já as desvantagens são mais voltadas para o quesito segurança, principalmente para o passageiro, pois você não conhece as pessoas com as quais vai compartilhar o carro. Como o serviço é relativamente novo no Brasil, isso pode causar algum receio.

Outro ponto negativo é que uma viagem com UberPOOL é mais demorada que uma corrida individual, afinal o trajeto será ajustado para as outras pessoas e você pode demorar mais que o previsto para chegar ao seu destino. Portanto, essa modalidade não é uma boa opção para dias em que você está com pressa ou indo a compromissos que exigem pontualidade.

Por fim, o UberPOOL é uma excelente alternativa de transporte compartilhado. Com um preço amigo e benefícios para passageiros, motoristas e cidade, vale a pena experimentar. Mas antes consulte o site do Uber para saber se o serviço já está disponível na sua cidade.

Você já usou o UberPOOL? Compartilhe a sua experiência com o serviço nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply