A energia eólica oferece muitas vantagens, o que explica por que é uma das fontes de energia de mais rápido crescimento no mundo. Os esforços de investigação destinam-se a enfrentar os desafios de uma maior utilização da energia eólica. Leia mais para saber mais sobre os benefícios da energia eólica e alguns dos desafios que está trabalhando para superar.

Vantagens da energia eólica

A energia eólica é rentável. A energia eólica em escala terrestre é uma das fontes de energia maremotriz como funciona a preços mais baixos atualmente, custando entre dois e seis cêntimos por quilowatt-hora, dependendo do recurso eólico e do financiamento do projeto em particular. Uma vez que a eletricidade produzida pelos parques eólicos é vendida a um preço fixo durante um longo período de tempo (por exemplo, mais de 20 anos) e o seu combustível é gratuito, a energia eólica reduz a incerteza de preços que os custos do combustível adicionam às fontes de energia tradicionais.

O vento cria empregos. O setor eólico dos EUA empregou mais de 100.000 trabalhadores em 2016, e o técnico de turbinas eólicas é um dos empregos americanos de mais rápido crescimento da década. De acordo com o relatório de visão eólica, o vento tem o potencial de suportar mais de 600.000 empregos na fabricação, instalação, manutenção e serviços de apoio até 2050.

O vento permite o crescimento da indústria dos EUA e a competitividade dos EUA. O vento tem um impacto econômico anual de cerca de US $ 20 bilhões na economia dos EUA, os Estados Unidos têm um vasto recurso doméstico e uma força de trabalho altamente qualificada, e podem competir globalmente na economia de energia das ondas e marés.

É uma fonte de combustível limpa. A energia eólica não polui o ar como usinas que dependem da combustão de combustíveis fósseis, como carvão ou gás natural, que emitem partículas, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre—causando problemas de saúde humana e danos econômicos. Turbinas eólicas não produzem emissões atmosféricas que causam chuva ácida, fumaça ou gases de efeito estufa.

O vento é uma fonte de energia doméstica. O fornecimento de vento da nação é abundante e inesgotável. Ao longo dos últimos 10 anos, a capacidade cumulativa de energia eólica nos Estados Unidos aumentou uma média de 30% por ano, e vento agora tem a maior capacidade de geração renovável de todas as energias renováveis nos Estados Unidos.

É sustentável. O vento é na verdade uma forma de energia solar. Os ventos são causados pelo aquecimento da atmosfera pelo sol, a rotação da terra e as irregularidades da superfície da Terra. Enquanto o sol brilhar e o vento soprar, a energia produzida pode ser aproveitada para enviar energia através da rede.

Turbinas eólicas podem ser construídas em fazendas ou ranchos existentes. Isso beneficia muito a economia nas áreas rurais, onde a maioria dos melhores parques eólicos são encontrados. Agricultores e fazendeiros podem continuar a trabalhar a terra porque as turbinas eólicas usam apenas uma fração da terra. Os proprietários de usinas eólicas fazem pagamentos de aluguel para o agricultor ou rancheiro para o uso da terra, proporcionando aos proprietários de terras com renda adicional.

Desafios da energia eólica

A energia eólica tem ainda de competir com as fontes de produção convencionais numa base de custos. Dependendo de como energético um local de vento é, o parque eólico pode não ser custo competitivo. Embora o custo da energia eólica tenha diminuído drasticamente nos últimos 10 anos, a tecnologia requer um investimento inicial mais elevado do que os geradores alimentados a combustíveis fósseis.

Bons locais de vento são muitas vezes localizados em locais remotos, longe de cidades onde a eletricidade é necessária. As linhas de transporte devem ser construídas para trazer a eletricidade do parque eólico para a cidade. No entanto, a construção de apenas algumas linhas de transporte já propostas poderia reduzir significativamente os custos da expansão da energia eólica.

O desenvolvimento de recursos eólicos pode não ser o uso mais rentável do terreno. Os terrenos adequados para a instalação de turbinas eólicas devem competir com utilizações alternativas para o terreno, que podem ser mais valorizadas do que a produção de eletricidade.